Novo posicionamento da França frente a dívida Haitiana
- onuvitalimprensa
- 17 de set. de 2019
- 1 min de leitura
França abre debate para ajudar Haiti.

Após o debate não moderado, a França afirma que vetara a dívida por 35 anos para ajudar o Haiti, além de assumir os entraves que o país tem passado e continua passando. Em resposta, o Haiti afirma estar disposto a conversar sobre o que beneficia ambas as nações, contudo, declara que aquilo é o mínimo que eles poderiam fazer. A representante do Haiti afirma que a ação da França “Não é caridade, é o mínimo de reconhecimento pelos anos de exploração”.
Em seguida, a França confessa que tem que considerar a divida moral em relação a essa questão, porém afirma que não haverá investimentos maciços e prolongados, pois a prioridade é auxiliar o Haiti a desenvolver a própria indústria.
Dessa forma, o Haiti reafirma que continua sofrendo com a antiga colonização francesa, pois seria o dever da ex-colônia ajudar o país após 120 anos de pagamentos de dividas. Por outro lado, França afirma que continuara com o mesmo posicionamento e diz que o tempo poderia ser regulado apesar de requisitar o pagamento da dívida.
Comments