top of page

Documento de posição oficial do México

  • Foto do escritor: onuvitalimprensa
    onuvitalimprensa
  • 16 de nov. de 2021
  • 2 min de leitura

Tópicos: Ameaça digital, Corrupção e Lavagem de dinheiro, Tráfico humano, de órgãos e exploração sexual, Crime organizado, drogas ilícitas e violência.


Delegados: Daniel Stopko Mattos, Lais Ayumi Yamada Nonaka, Lucas Nogueira Malaluy de Carvalho, Maria Luísa Almeida de Oliveira


Os Estados Unidos Mexicanos são um país situado na América do Norte, tendo como sistema político uma república federalista, sendo o governo e o Estado representados e chefiados pelo presidente. Limita-se pelo Oceano Atlântico, a Leste, e pelo Oceano Pacífico, a Oeste. Membro rotativo do Conselho de Segurança das Nações Unidas desde 1945, vem através deste, expressar sua posição perante os trabalhos que temos pela frente. A Secretaria de Relações Exteriores e o México, como um todo, está confiante de que sairemos dessa conferência com resultados positivos.

Assim sendo, são inegáveis os problemas burocráticos existentes em nossa nação. A corrupção infringe o Estado de Direito, inibe o crescimento econômico e limita as possibilidades de desenvolvimento. O Banco Mundial assinalou que esse fenômeno pode custar até 10% do nosso Produto Interno Bruto (PIB), o que significa que, a cada ano, quase 11 bilhões de dólares são perdidos. Todavia, o governo mexicano está fazendo tudo o que pode, com o intuito de mitigar o escoamento de vidas e recursos para fins ilícitos, como a lavagem de dinheiro, facilitada pela relativa ameaça digital, existente no país, bem como pela presença de paraísos fiscais. Esse esforço foi ampliado com a assinatura, em 2014, da Compliance da América Latina, uma grande medida anticorrupção, que almejou a modernização de legislações regionais, além de facilitar investigações internacionais.

Os Estados Unidos Mexicanos são considerados os pioneiros em relação ao combate ao tráfico humano. Em 2010, o país adotou a campanha “Coração Azul”, a fim de propor novos meios para extinguir esse crime que viola brutalmente a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948. Ademais, a nação conta com diversas organizações que dão suporte às vítimas, como, por exemplo, a ONG “El Pozo de Vida'' que dá acesso à educação, trabalho, abrigo, e assistência profissional para a camada social mais vulnerável com o objetivo de ressocialização. Desse modo, com o problema exposto, é perceptível que as instituições governamentais já começaram a se mobilizar contra o inconveniente.

Ademais, o Estado mexicano está em uma constante batalha contra o crime organizado, que cresce em grande proporção dentro do país. Porém, a luta entre diferentes grupos do crime está a intensificar-se, à proporção que, em muitos casos, esses mesmos criminosos se beneficiam diretamente do sistema financeiro da nação, o que inclui paraísos fiscais, dificultando seu combate. Além disso, o tráfico de drogas nessa área é muito disputado (principalmente pelos dois maiores cartéis do mundo, o Sinaloa e o Guadalajara), pois os lucros financeiros são elevadíssimos em razão da grande quantidade de substâncias lícitas e ilícitas que são contrabandeadas na região da fronteira com o Estados Unidos. Uma prática muito comum é a realização de sequestros, para a obtenção de tarifas em cima dos sequestrados, prática condenada por nossas instituições.


ree


 
 
 

Comments


ACOMPANHE AS REDES SOCIAIS

  • TikTok
  • Black Instagram Icon
  • Twitter
bottom of page