DPO Coreia do Sul
- onuvitalimprensa
- 17 de nov. de 2022
- 2 min de leitura

COREIA DO SUL
Tópico: O desarmamento e a segurança internacional; Paz, Justiça e Instituições eficazes; Fome Zero e Agricultura sustentável; Igualdade de Gênero; Educação de Qualidade.
Delegadas: Arthur Franco Siqueira, Letícia Helena Leite de Carvalho, Enzo Amadeu Sassamoto Caetano, Thierry Miranda e Oliveira Vaz, Vitor Yudi Mori Koono.
A Coreia do Sul, membro rotativo do Conselho de Segurança das Nações Unidas desde 1991, vem através deste, expressar sua posição perante os trabalhos que temos pela frente. O país está positivo em relação ao resultado desta conferência.
A princípio, a Coreia do Sul adere à política de desarmamento da população civil, com graves punições ao descumprimento dessas leis. Deste modo, a posse de armas é quase completamente proibida, mas todo armamento permitido destinado à caça esportiva deve ser armazenado em uma delegacia de polícia. Assim sendo, os infratores dessa política estão sujeitos a até US$18.000 de multa e 10 anos de prisão. A outro plano, a Coreia do Sul é um Estado com forças armadas com mais de 420.000 membros, o que confere ao país grande segurança internacional.
Ademais, faz-se mister, ainda, salientar que no âmbito da Paz, Justiça e Instituições eficazes, a República da Coreia é uma democracia estabelecida que respeita amplamente os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais. Sendo assim, o país se dispõe a continuar a proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis
Outrossim, a Coreia do Sul passou de receber assistência alimentar até 1984 para atualmente ser um dos 20 maiores doadores do Programa Mundial de Alimentos (PAM). Dessa maneira, a Coreia do Sul passou com sucesso de receber ajuda para fornecê-la.
Em adição, a Coreia do Sul apresentou nos últimos anos diversas propostas de leis relativas à igualdade de gênero. Assim, um dos maiores problemas do país tem sido constantemente combatido com projetos como ocupação de 50% de mulheres em partidos políticos e incentivo da volta de mulheres ao mercado de trabalho após a licença maternidade. Destarte, tem-se paulatinamente tentado combater a desigualdade de gênero.
Além disso, a Coreia do Sul possui um dos sistemas educacionais de maior qualidade do planeta: o país possui o melhor desempenho em leitura, ciências e matemáticas entre os países membros da OCDE. Em virtude do alto investimento do governo no ensino básico, a educação é um dos pilares da sociedade sul coreana, de modo que professores são os profissionais mais respeitados e as crianças mais novas são incentivadas a pensar no futuro, sendo realizadas simulações de entrevistas de empregos aos 7 anos de idade. Ademais, 97% dos jovens terminam o ensino médio. Assim, com um índice de analfabetismo de praticamente 0, a educação da Coreia do Sul é, constantemente, classificada entre as melhores do mundo.
Por fim, reiteramos que é de suma importância a resolução dos impasses trazidos ao Conselho de forma rápida e pacífica, de modo em que não afete direta ou indiretamente a economia global, na qual se recompôs nas últimas décadas e que não haja danos para qualquer um dos países presentes na Assembleia.
Comments