DPO - Estados Unidos da América
- onuvitalimprensa
- 17 de out. de 2023
- 3 min de leitura

Os Estados Unidos da América são um país situado na América do Norte, com o governo e Estado chefiados pelo presidente. É banhado pelo Oceano Pacífico, ao oeste, e, pelo Oceano Atlântico, ao leste. Como membro fixo do Conselho de Segurança das Nações Unidas desde sua fundação, em 1946, vem por meio deste documento manifestar seu posicionamento sobre os debates por vir. O Departamento de Estado dos Estados Unidos acredita que teremos como resultado mudanças positivas.
Primeiramente, o país está empenhado em contribuir com a melhora do clima e meio ambiente, visando o fato de que a principal questão dos EUA em relação à poluição ambiental é a emissão de gás carbônico na atmosfera, o que intensifica o Efeito Estufa. No entanto, já criou políticas através da Agência de Proteção Ambiental (EPA) para diminuir a emissão de dióxido de carbono de usinas a carvão e gás, a fim de alcançar um futuro sustentável para todos.
Além disso, atualmente, os Estados Unidos da América são o principal destino de refugiados provenientes da América Latina e do Caribe. Entretanto, visando as políticas de imigração criadas no governo do presidente Trump, o critério para aceitar os pedidos de asilo político se tornaram bem mais rigorosos, assim como a luta contra imigrantes ilegais se intensificou. No entanto, o governo do presidente Biden propôs políticas mais receptivas, tonando os Estados Unidos da América o país com o maior número de solicitações de reconhecimento da situação de refugiado no mundo, com 188 mil pedidos. Com vista em conflitos mais recentes, como a guerra da Síria e do Afeganistão, uma parcela da população de refugiados desses países foi recebida pelos EUA, já que houve o envolvimento do país nessas disputas. Os EUA não recebem tantos refugiados de tais guerras quanto outros países, devido à distância geográfica. A nação está ciente da condição ilegal de diversos imigrantes e refugiados, portanto, o Estado está fazendo o possível para manter a regularização e a segurança, tanto dos imigrantes, quanto dos cidadãos estadunidenses. A fim de minimizar a crise de refugiados do continente africano, estamos dispostos a enviar recursos. No entanto, estamos focados em resolver a situação de imigrantes nos Estados Unidos e nos solicitantes provenientes da América.
Os Estados Unidos têm mantido um posicionamento variado em relação aos conflitos na África ao longo de sua história, influenciado por uma combinação de interesses geopolíticos, econômicos e humanitários. Seguindo seus padrões recentes de combate ao terrorismo, o país apoiou o governo do Níger e as forças armadas francesas contra grupos militantes na região. Também possui operações bélicas na Somália, sustentadas pelo seu pretexto de guerra contra o terrorismo. Sendo assim os Estados Unidos está constantemente envolvido de forma militar em diferentes países do continente africano, buscando a preservação da paz e da segurança.
Ademais, o Comitê dos Estados Unidos da América mantém um posicionamento firme em relação aos conflitos na África, com um enfoque primordial nos direitos humanos. A nação norte-americana reitera sua profunda preocupação com a situação dos direitos humanos em várias regiões do continente africano, e promove ativamente a busca de soluções pacíficas e duradouras para os conflitos em questão. Os Estados Unidos defendem a importância de garantir a proteção dos direitos fundamentais, como a vida, a liberdade e a dignidade, para todos os cidadãos africanos, trabalhando em colaboração com organizações internacionais e países parceiros para promover a justiça, a estabilidade e o desenvolvimento sustentável na África.
Finalmente, os Estados Unidos têm um posicionamento econômico na África que abrange interesses em recursos naturais, ajuda humanitária e estabilidade política. Empresas americanas buscam recursos como petróleo e minerais, enquanto o governo dos EUA apoia esforços humanitários, desenvolvimento e paz no continente. As políticas variam de acordo com as administrações e as circunstâncias dos países africanos.
Comitês: Clima e Meio Ambiente; Paz e Segurança; Direitos Humanos; Migrantes e Refugiados; Desenvolvimento Econômico.
Integrantes: Auro Alvarenga; Rafael Zuccari; Vinícius Gouvêa; Ana Clara Rodrigues Filipe; Daniela Gomes Agostinho; Pedro Sales; João Vitor Volpiani
Assinatura dos delegados:
Comments