top of page

DPO - República Árabe do Egito

  • Foto do escritor: onuvitalimprensa
    onuvitalimprensa
  • 17 de out. de 2023
  • 3 min de leitura

ree

O Egito ou República Árabe do Egito fica localizado no nordeste do continente Africano na região do Oriente Médio. O país faz fronteira com a Líbia e o Sudão no continente africano, e com Israel e Jordana, localizados na Ásia. Sua estrutura de governo é uma república sob liderança militar do Conselho Supremo das Forças Armadas, e seu sistema presidencial é baseado em um sistema semipresidencialista. Os principais recursos naturais são o extrativismo de gás natural, minérios e petróleo. A agricultura e a exportação de alimentos, são responsáveis por 11,7%dp PIB.O país conta com o Rio Nilo e o Canal da Suez como principais cursos de água. Esse canal é peça fundamental para comercio marítimo entre o Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo.

O domínio e a divisão da África pelas nações europeias nos séculos passados trouxeram consequências para o continente que permanecem até a atualidade, como: enfraquecimento dos governos, disputas por recursos e território, crises econômicas e empobrecimento da população. Esses fatores compeliram as diversas guerras presentes no continente.

O Egito faz parte da organização internacional “Liga Árabe", que tem como objetivo promover uma cooperação política e militar entre os países árabes; da UA (União Africana), que busca promover a paz e segurança da África; e também da OCI (Organização para a Cooperação Islâmica), que visa uma organização política, econômica e cultural entre a maioria dos países mulçumanos; além de fazer parte da organização intergovernamental ONU (Organização das Nações Unidas). Por conta de sua localização, aspectos culturais e políticos, o Egito é peça-chave ao se tratar dos conflitos no território africano. Dessa forma, nossa delegação busca por meio deste documento posicionar-se em relação a tais desacordos. O Egito desempenha um papel significativo nos esforços de mediação e resolução de conflitos na região do Oriente Médio e no norte da África. Em relação à aplicação dos Direitos Humanos em meio aos conflitos, é importante observar que a situação varia de acordo com o contexto específico de cada conflito. O Egito tem se envolvido ativamente em questões como o conflito Israel-Palestina, onde tem desempenhado um papel de mediação. Além disso, o país tem interesses de segurança regional em relação à Líbia e ao Sudão, o que influencia suas políticas e ações.

O Egito apresenta um bom IDH entre os países africanos. Buscando melhorar sua posição em relação aos problemas ambientais e sociais que intensificam as crises no continente, o país defende com segurança o potencial das águas residuais como um recurso valioso. O relatório Pnuma, do programa de meio ambiente da ONU, recomenda a redução do volume de esgoto produzido, a prevenção e redução da contaminação, bem como a implementação de maneiras de capturar o que pode ser reutilizado de forma segura para produção de energia, medidas já implementadas pelo Egito. Entretando, a recente explosão de uma bomba (dia 08/10/2023) ao Sul de Israel, afetou as proximidades do norte do estado e gerou grande quantidade de poluição, contaminando o rio Nilo. Como ele é utilizado para a produção agrícola, seu desuso por conta da contaminação acaba gerando problemas para a economia.

Ademais, os conflitos na África são causadores de grandes fluxos migratórios de refugiados, que são recebidos pelo Egito, como é exemplo dos refugiados do Sudão. O país apresenta importantes projetos voluntários para esses grupos desamparados. Desde 2014, os Salesianos do Egito oferecem cursos de formação para ajudar os refugiados a adquirirem as habilitações necessárias para encontrar emprego ou exercer um trabalho autônomo. Os cursos são ministrados por meio do projeto ‘Sunrise’, realizado graças ao financiamento que a Procuradoria Missionária Salesiana ‘Salesian Missions’, sediada em New Rochelle-NY, recebeu do ‘Bureau of Population, Refugees and Migration (Agência para População, Refugiados e Migração – PRM, em inglês) dos Estados Unidos. O projeto é facilitado por um centro de formação técnico-profissional salesiano, no Cairo, capital do país.


Comitês: Clima e meio ambiente/ Direitos Humanos/ Paz e segurança/ Desenvolvimento econômico/ Migrantes e Refugiados







 
 
 

Comments


ACOMPANHE AS REDES SOCIAIS

  • TikTok
  • Black Instagram Icon
  • Twitter
bottom of page